sábado, 17 de novembro de 2007

O lado bom da globalização

Por Luiza!

A globalização é um fenômeno complexo, algo construído por homens e mulheres. E não se trata de uma unificação do mundo. Hoje é preciso preservar valores regionais para que haja uma diversidade cultural. Ela deve unir as pessoas, e não torná-las iguais, deve fazer com que diferentes culturas se relacionem e possam se conhecer, para que com isso o preconceito possa diminuir.
Atualmente a globalização vem sendo acusada de afastar as pessoas de níveis econômicos diferentes, deixando os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Mas, ao contrário disso, a globalização tem aproximado muitas pessoas, através das mídias digitais e das novas tecnologias, como a internet.
Quantos novos amigos podemos fazer por salas de bate-papo? Quantos velhos amigos encontramos no Orkut? Com quantas pessoas, em todo o mundo, podemos falar por messenger? É uma série de possibilidades. Todas unem cada vez mais as pessoas e fortalecem laços, talvez não fisicamente, mas esse pode ser o primeiro passo. É claro que não se pode confiar em tudo que está na internet, para isso é preciso ter bom senso.
Muitas pessoas acabam vivendo uma vida paralela, dentro da rede, onde ela pode ser uma pessoa completamente diferente sem medo de possíveis frustrações. Essa é a tal ciberexistência. Tem pessoas que passam horas na frente do computador, pois preferem viver essa vida que elas inventaram a sua própria vida aqui fora. Mas para ciberexistir, é preciso preservar a própria existência terrena.
É certo que a globalização traz sempre vantagens e desvantagens, mas hoje se pode dizer que com ela podemos ter acesso a tudo que acontece no mundo. Isso une as pessoas. Não as torna iguais. Há sempre uma troca de informação e cultura.

Um comentário:

Enio MoraesJúnior disse...

Oi Luíza, gostei do texto, embora ache que falta um pouco de "humanização", está muito técnico. O que vc acha? Outra coisa: acho interessante que vcs identifiquem-se nos perfis e citem as fontes dessas imagens e fotos extremamente pertinentes que vcs usam. Bj